Os cursos de graduação em ciências contábeis aqui no Brasil ensinam muita teoria e pouquíssima prática. Por esse motivo o estudante precisa estar antenado e se antecipar na busca por informações para suprir essa carência o mais rápido possível.
Recomendo que o profissional em início de carreira vivencie diferentes experiências para que possa construir sua própria visão do negócio e não caia na armadilha de ser influenciado pela primeira empresa em que conseguir estágio ou emprego. Não que essa influência seja algo ruim, mas é importante conhecer outras sistemáticas, ferramentas e fluxo de trabalho para que você exercite seu pensamento crítico e desenvolva a sua capacidade analítica.
Essa vivência irá te ajuda a montar a sua Empresa contábil ou fará de você um colaborador diferenciado caso sua opção seja trabalhar em um escritório.
Neste artigo vou descrever as 3 coisas que, em nossa humilde opinião, o estudante deve buscar com urgência assim que concluir, ou esteja próximo de terminar, a graduação em ciências contábeis:
1. Adquirir conhecimento técnico e prático:
É o primeiro passo da sua jornada profissional, ou seja, saber o que precisa ser feito e como fazer. O universo acadêmico, como falei, aborda muita teoria e não prepara o estudante para o dia à dia. Por esse motivo busque um curso online de qualidade e aprenda o quanto antes o que um contador faz na prática para que você se sinta preparado e seguro para começar.
2. Montar a sua infraestrutura:
É hora de fazer o levantamento de tudo o que você vai precisar para começar. Software contábil, sistemas de automação, plataforma de gestão, computador, mesa e cadeira de escritório, internet, telefone, enfim, tudo o que precisa para dar o pontapé inicial no seu negócio. Obviamente que você terá que fazer um planejamento para saber o recurso de que precisará dispor para investir nessa estrutura, que inicialmente será enxuta mas que pode evoluir gradativamente.
3. Definir as ações para conquista de clientes:
Bem, após estar seguro para atuar e estar com a infraestrutura pronta está na hora de desbravar o mercado.
Nesse momento você precisa definir as ações para conquista de clientes para chegar no número de clientes desejado de acordo com seu planejamento. Para isso existem diversos canais, como por exemplo:
· Network – seu amigo que está abrindo uma empresa, amigo do amigo, divulgue seus serviços em suas redes sociais. Essa ação não vai te custar nada e pode trazer algum cliente;
· Redes sociais – bem, aqui ainda é gratuito mas precisa de algo mais bem elaborado, como por exemplo uma página, um site, publicar conteúdo relevante com recorrência para o seu público alvo. Essa também é uma maneira de atrair clientes com pouco ou zero de investimento.
· Anúncios patrocinados – aqui já envolve algum investimento. É possível fazer anúncios patrocinados nas redes sociais, instagram, facebook, linkedin, google ads, dentre outras. O recomendável aqui é se aprofundar no assunto ou ter alguém especializado que faça isso para você. Comece com pouco investimento e vai aumentando à medida que o resultado for aparecendo.
· Marketing para Contadores – existem redes em que o contador pode se associar e usufruir dos benefícios promovidos por essa coletividade, como o recebimento de leads, conteúdo gratuito, divulgação e maior visibilidade. A mais conhecida no Brasil até o momento é o Abertura Simples.
· Parcerias Estratégicas – Ter em seu portfólio outras soluções é uma maneira muito eficiente de trazer o cliente para o seu negócio contábil também. Por exemplo, serviços como, consultoria financeira, planejamento e revisão tributária, conciliação de cartões, são serviços que atraem o cliente, rentabilizam o seu negócio e ainda pode ajudar na conquista do cliente para a sua contabilidade. Tenha aliados estratégicos e faça uso dessa alternativa.
O Curso Contador Independente proporciona todos esses benefícios aos nossos alunos. Aqui você aprende a prática contábil (o que fazer e como fazer utilizando um sistema contábil fornecido gratuitamente), gestão empresarial (para que você possa montar o seu negócio contábil), contabilidade consultiva, parcerias estratégicas e muito mais.
Espero que tenha gostado desse artigo e desde já desejo muito sucesso em sua carreira contábil!
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